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Engenheiros defendem viabilidade do ramal Salgueiro-Suape da Transnordestina




Engenheiros defendem viabilidade do ramal Salgueiro-Suape da Transnordestina

A finalização do ramal Salgueiro-Suape da Ferrovia Transnordestina é tecnicamente viável e necessária para garantir alternativa ao transporte rodoviário e também para evitar desperdício dos recursos públicos empregados na parte da linha já construída. A avaliação é de engenheiros ouvidos, nesta segunda (12), pela Frente Parlamentar em Defesa da Transnordestina da Assembleia Legislativa. 

O trecho da linha que vai de Salgueiro (Sertão Central) até Custódia (Sertão do Moxotó), está pronto. No entanto, o Governo Federal retirou do contrato, no ano passado, a previsão de finalizar o projeto até o Porto de Suape.

André Lopes, do Clube de Engenharia de Pernambuco, destacou a necessidade de retomar investimentos no modal ferroviário em todo o país, por ser mais barato que o transporte por rodovias, e capaz de evitar o desgaste das estradas pelo tráfego de caminhões pesados. Para a retomada da ferrovia até Suape, o engenheiro defendeu um aditivo ao contrato com a empresa privada Transnordestina Logística SA repassando o trecho para a empresa pública Valec.

“Assim, a  União assumiria a construção, mas como foi pensado no início, mas que não foi feito por causa do contrato de concessão, já que eles disseram que não tem interesse de construir”, explicou Lopes. Segundo o engenheiro, após a construção a Valec poderia  vender a capacidade de transporte para empresas que tenham interesse em transportar carga no local. 

A inclusão do transporte de passageiros no projeto foi sugerida pela presidente do Sindicato de Engenheiros de Pernambuco, Eloisa Moraes. Ela defendeu a importância das ferrovias para a integração nacional e desenvolvimento regional.  A reunião da Frente Parlamentar também contou com a participação do Sindicato dos Ferroviários de Pernambuco.

Providências

Ainda nesta segunda, o coordenador, deputado João Paulo (PT), se reuniu por videoconferência com o Secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Cézar Ribeiro. De acordo com o parlamentar, o Governo Federal reafirmou o interesse na finalização da obra e segue em busca de uma solução sustentável e em consenso com o Tribunal de Contas da União (TCU). João Paulo anunciou para o mês de agosto a entrega do relatório com as contribuições formuladas a partir das atividades da Frente.



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